quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tintas comestíveis



Tintas comestíveis são sempre uma boa pedida para momentos de diversão garantida, com a possibilidade de trabalhar texturas, cores, coordenação motora, sensibilidade, equilíbrio (principalmente se você colocar a criança num piso escorregadiço), criatividade, enfim, tinta e criança é a combinação perfeita de uma vivência saudável e feliz. 





A história sempre começa assim: organizada e delicada, até que... iniciado o contato visual e tátil é paixão pura, e avassaladora. 






Coloquei umas folhas no chão e dei um pincel, esperando, quem sabe, o Tatá dar vida ao Pollok que há dentro dele, mas seu negócio não é ser minimalista e sim, sentir com todo seu corpo (e roupas de frio que neste dia estava bem cara de inverno) a temperatura morninha da tinta que havia acabado de sair do fogo (receitas logo abaixo).




Quatro cores foram apresentadas e percebidas. Imediatamente vi que o azul era a sua preferida, somente um tempo depois que foi aos outros potes, deixando o vermelho para o final.





Depois da lambança efetuada deu vontade de experimentar o pincel (pena que não tenho foto), fez uma cara de "que coisa mais sem graça!" e voltou a brincar. No final nos divertimos muito quando ele tentava se levantar e escorregava sem parar nas tintas espalhadas pelo chão, foi um momento único. Consegui guardar o papel cartão que ficou debaixo dele e que vai receber uma moldura bem bonita.

Roupinha suja, tinta no chão, bagunça de montão, é sinônimo de criança feliz, afinal porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor, quase que a mamãe queimou sua mão com a tinta (mas foi só quase viu!). Para sua sorte aprendi que posso esperar esfriar tranquilamente as tintas porque sua textura não se altera tanto. E no fim até que calhou o morninho com o friozinho. Queria muito que tivesse alguém filmando suas altas gargalhadas quando te coloquei de barriga pra baixo e te puxei pela edícula toda, você achou o máximo o "escorregador barrigal". Mamãe adora te ver sujinho. Te amo filho.


Receitas de tintas comestíveis: (fonte: http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/05/3-receitas-de-tinta-comestivel-para-o.html ) 

Eu fiz a tinta de farinha, bem rápido e simples!


Tinta de Neve
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício (à venda em qualquer supermercado). Dica : divida a receita em seis potinhos , e use um corante diferente em cada .


Tinta de Chá ou Café


  • saquinho de chá ou café solúvel
  • áqua


Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.


Tinta de Gelatina


  • pó para gelatina
  • água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência de uma tinta mais cremosa. Utilize para pintar com os dedos ou com um pincel sobre papel brilhante. É uma tinta ótima para esfregar e se lambuzar.



Tinta de Farinha


  • farinha de trigo
  • água
  • corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.



Tinta Caseira de Maizena


  • amido de milho (maizena)
  • água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas.





12 comentários:

OBA, SOU A PRIMEIRA A TE SEGUIR!!! iupiiii. Boa sorte na vida de blogueira. Nós já fizemos essa tinta também, é o máximo. As crianças amaram. PAssa lá no blog para conferir a nossa tinta gourmet, kkk beijos tati - amigosdefraldas

Valeu Tati....adoro seu blog e seus tapetes que fazem o maior sucesso. Super beijo

Quantos meses tinha o pequeno mexendo com essas lindas tintas?

Hum, não lembro Fabi, mas foi entre os 6 meses até no máximo 9 meses. Mas essa brincadeira dá para fazer assim que o baby for liberado pela pedriatra para os ingredientes da receita da tinta! Beijos

kkkk Fico contente Ana Cláudia! Beijos e volte sempre!

essa tinta comestivel sai da roupa ou do chão fácil?

Oi ana Cláudia, sai super fácil sim, pode ficar tranquila! Bjs

Olá fiz ontem pra minhas filhas a mais velha de 5 anos e a mais nova de 10 meses, elas amaram fizemos a pintura na varanda e terminamos no chuveiro. Muito bom vê-las felizes brincando a vontade. Fernanda.

Que legal que gostou Anônimo. Agora só por em prática! Beijos :)

Que legal Fernanda. É super fácil né! Dá pra fazer sempre, e tenho certeza que elas irão adorar! Beijos

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato. Em breve sua mensagem será respondida!



RSS Pinterest Twitter Facebook