terça-feira, 12 de março de 2013

Os efeitos dos toques.

Atividades simples muitas vezes são mais importantes do que podemos imaginar. Fazem parte do crescimento experimentos que são originados através dos diferentes sentidos. 

Por isso, quando o Tatá ainda estava exclusivamente com o leite materno, não deixava de proporcionar descobertas do mundo através do tato, olfato, audição e visão por meio dos alimentos.

DSCN0056

Sentir a maciez da farinha pelo toque livre estimula as regiões do cérebro que controlam a capacidade de conhecer, e principalmente reconhecer futuramente, os objetos que o cercam.

 

Descobertas do bebê

Para os pequenos é diversão garantida quando podem sentir-se livres em manusear da forma que desejarem os objetos oferecidos, o que é ótimo para trabalhar a autonomia .

E quando se tem mais de uma opção, pode-se esperar momentos significativos para o "serzinho".

Às vezes o grande problema é que nós adultos não conseguimos mais perceber o novo ou o valor que há nos pequenos detalhes. 

Uma ingênua oferta de feijões e farinhas ajuda o bebê a perceber a diferença entre duro e macio, liso e áspero, preto e branco, leve e pesado, entre tantas outras coisas.

DSCN0064

Lembro-me que o Tatá ficava bons minutos catando cada grãozinho de feijão com seus dedinhos. Rolava-os de um lado para o outro, observava seus movimentos, jogava-os dentro da farinha que conforme se mexiam simplesmente sumiam!


É muito importante dar ênfase às belas descobertas que o bebê faz, para ele tudo é novidade e ter sua mamãe, papai ou cuidador ao seu lado percebendo com entusiasmo esses pequenos momentos ajuda na segurança, confiança e sentido da sua trajetória.

Atividades assim não precisam de direcionamento nenhum, basta observar e dialogar. Desde muito pequeno o Tatá me escuta falando sobre tudo o que estou fazendo e principalmente comentando sobre as coisas que ele está explorando. Os resultados são visíveis, já que hoje em dia é um tagarela com um vocabulário amplo para sua idade.

Sempre há a preocupação do bebê engolir os objetos que manuseia, mas estando sempre ao seu lado um adulto responsável, torna-se difícil acontecer qualquer coisa do tipo.

O Tatá ficou todo branquinho de farinha, sentiu os grãos também pelos seus pés, e amou a brincadeira sensorial, então numa tarde fria com um sol feliz e tranquilo, porque não mamãe?

Recado para o Tatá: Meu amor mamãe sempre gostou de te ver bagunçando (desde pequeno!). Acho que esse é o caminho, porque quando você crescer vai perder o direito de fazer muita coisa gostosa, como se melecar por exemplo! Então espero que essas fotos possam te proporcionar um sentimento bom no futuro. Te amo!

2 comentários:

Eu amei... Vou começar a fazer as atividades com o Isaac, tenho certeza que ele vai amar... Bjs
Vivi e Isaac

Que legal Vivi, tenho certeza que o Isaac vai se divertir bastante. Super beijo!

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato. Em breve sua mensagem será respondida!



RSS Pinterest Twitter Facebook